terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A contribuição mensal

grupoA contribuição mensal é o seu seguro de permanência no grupo. Caso você não a envie de 1 ao último dia de cada mês, provavelmente será banido na primeira semana do mês seguinte e só poderá solicitar nova inscrição após 90 dias.

Esse não é o único motivo para exclusão de membros, mas com certeza é o mais importante porque se os membros não enviarem contribuições o grupo não funciona.

A ideia é você enviar uma contribuição mensal e como no grupo temos 112 membros no momento (número que tende a aumentar no ínício do ano), deve receber 111 contribuições dos outros membros.

Matematicamente é isso, mas infelizmente não ocorre na prática. Temos membros que enviam até 10 (ou mais) contribuições por mês, mas existem outros que mesmo depois de receberem mais de uma centena de recursos para usarem com seus alunos, em vez de sentirem-se gratos e retribuírem da forma como foi combinado (enviando pelo menos uma também), fingem-se de mortos, não enviam nada e depois ainda reclamam quando são banidos.

Depois de um mês no grupo (que é o prazo para começar a contribuir, os membros só são obrigados a isso no mês seguinte à sua admissão no grupo), recebendo as contribuições dos outros membros acho (ou pelo menos achava) que dá para qualquer mortal entender o que está se passando.

Mês passado recebi um email indignado de um membro banido, dizendo que não sabia que tinha que enviar contribuição, que não sabia das regras e que eu deveria avisar sobre as regras aos grupos.

Nem me dei ao trabalho de responder tal disparate por vários motivos, que vou discriminar aqui:

a) Antes de banir os membros enviei um aviso de que o prazo para o envio da contribuição obrigatória estava termiando. Nem precisava ter feito isso, as minhas razões seguintes irão justificar essa minha opinião.

b) Mantenho blogs (cujo link está na página inicial de cada grupo, e também no rodapé de todas as mensagens que envio aos grupos) com todas as regras, basta acessar e ler.

c) Se eu estou num grupo e vejo as outras centenas de membros fazendo uma coisa (enviando contribuições) por que eu acharia que sou tão especial que não tenho que fazer o mesmo?

Não enviamos as contribuições por bondade ou por simpatia. Mandamos porque estamos compartilhando. Mas é uma rua de mão dupla. Eu compartilho, tu compartilhas, nós compartilhamos. Quem está no grupo mas só conjuga “eles compartilham” não entende o que é um grupo. A alma do grupo, o espírito de grupo, a dinâmica de um grupo, é participar e compartilhar. Não é o que dizemos aos nossos alunos?

Quando dividimos a classe em grupos, o que dizemos aos alunos que não participam e se escoram nos outros? Então vamos todos para a frente do espelho e vamos repetir esse sermão para nós mesmos. Como queremos que os alunos aprendam uma coisa que não colocamos em prática?

Desculpem, todos não. Não são todos os que precisam ouvir o próprio discurso. Felizmente para todos nós a maioria entende o que é um grupo e faz dele o que é hoje: uma fonte preciosa de recursos para tantos professores.

O que precisa acontecer é que todos aprendam a compartilhar e participar. Enquanto isso não acontecer eu preciso continuar com minha tarefa chata e mal-vista de banir os que não sabem ou não querem conviver com os outros, não cumprem regras nem respeitam prazos.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Regras do Grupo Intespanhol

novas_regrasAntes de solicitar sua inclusão no grupo, leia atentamente as regras abaixo e só peça para participar se tiver entendido e concordar com elas:

I. Da associação

1) Ao inscrever-se o candidato deve informar dados verdadeiros e um email do Gmail para recebimento das contribuições e mensagens do grupo.

2) O candidato deve responder à pergunta da administração quando preencher o formulário de inscrição.

3) O candidato deve escolher um apelido (que pode ser seu primeiro nome, seguido de sobrenome ou iniciais) para a participação, protegendo assim seu endereço de email. Quando não é escolhido um apelido para participação no grupo, o endereço de email será visível para todos os membros, o que poderá comprometer sua segurança e privacidade.

4) O candidato deve aguardar até que sua solicitação seja apreciada pela moderação (que pode ocorrer até uma semana após o pedido). Por favor, não envie repetidas mensagens solicitando posicionamento da moderação com urgência. A administração do grupo é composta de várias tarefas, a aprovação de novos membros é apenas uma delas, portanto aguarde com paciência.

5) No ato da inscrição o candidato pode também enviar uma mensagem à moderação do grupo, caso ache necessário incluir mais alguma informação que não foi solicitada no ato da inscrição.

6) No campo “recebimento de mensagens” escolher “email”.

Os pedidos que não se encaixarem nas regras acima serão negados.

II. Da participação

1) Todos os membros do grupo têm que enviar ao menos uma contribuição ao mês, do primeiro ao último dia.

2) Caso não seja possível enviar sua contribuição por motivo de força maior, entre em contato com a moderação explicando seu problema.

3) Semanalmente o membro deve acessar o blog de apoio do grupo para verificar as atualizações, acessar o endereço de email de participação lendo as mensagens e contribuições recebidas, atender a pedidos de ajuda sempre que possível e esvaziar sua caixa de entrada, evitando que as mensagens se acumulem e passem a ser devolvidas.

Os membros que não se adequarem às regras acima serão banidos.

III. Da contribuição mensal obrigatória

1) São aceitos todos os tipos de arquivo de texto ou imagem.

2) As contribuições devem ser preferencialmente de autoria do próprio membro. Quando não forem, deve-se sempre citar a fonte ou autor da mesma.

3) Links e indicações de sites ou programas podem ser enviados e são muito apreciados, mas não contam como contribuição mensal.

4) Ao enviar a contribuição deve iniciar-se uma nova mensagem (não enviar em resposta à mensagem de outro membro).

5) A contribuição será anexada em mensagem de email e enviada ao endereço de email do grupo.

6) No campo “assunto”, preencher:

MÊS/ANO/SEU NOME – TÍTULO DE SUA CONTRIBUIÇÃO

7) No corpo do email adicione qualquer informação que julgue necessária (quando foi preparada a atividade, se já foi utilizada, se é de sua autoria, etc.).

8) As contribuições devem ser anexadas e não coladas no corpo do email.

9) Ao salvar sua contribuição mensal, nomeie de forma sucinta e clara para que não seja necessário baixar e abrir para saber seu teor ou conteúdo.

10) Ao enviar pedidos de ajuda, seja específico no campo “assunto”. Mensagens preenchidas apenas “ajuda” ou “socorro”, etc. serão ignoradas.

11) Ao enviar contribuições sem respostas, especificar no campo “assunto”.

12) Antes de solicitar ajuda, pesquise a página do grupo “correo electrónico” pois todas as mensagens enviadas ao grupo, bem como os anexos, permanecem arquivadas lá.

13) Caso não encontre o que procura, procure na pasta do grupo no 4shared, e só no caso de não encontrar solicite ajuda dos membros.

IV – Das exclusões

A moderação fará a exclusão dos membros que:

1) Não enviarem a contribuição mensal do mês anterior no prazo determinado nem se justificaram.

2) Adotarem para recebimento das mensagens “não enviar emails”.

3) Infringirem as regras acima estabelecidas e as constantes no parágrafo abaixo:

§ único

É vedado aos membros:

a. Ofender outros membros ou tratá-los com desrespeito.

b. Enviar correntes ou outras mensagens que não estejam relacionadas ao tema do grupo.

c. Expor os outros membros ao risco de vírus, enviando repetidas mensagens infectadas, mesmo depois de ter sido colocado sob moderação e alertado pelo administrador.

d. Utilizar os endereços de email dos membros para envio de “spam”, ao registrar-se em sites ou redes sociais.

e. Enviar repetidas solicitações de “ajuda” já respondidas.

f. Solicitar aos outros membros que convertam arquivos enviados para formatos compatíveis com seu computador. Quem optar por não baixar os pacotes de compatibilidade que possibilitam abrir vários formatos de arquivo deve usar apenas os que consegue abrir.

g. Enviar páginas de livros escaneadas como contribuição.

h. Reenviar contribuições de outros membros como de sua autoria.

i. Enviar as contribuições que recebe a outros grupos.

j. Enviar contribuições que não se encaixam no tema do grupo (exercícios de gramática para o grupo de interpretação, provas de português para o grupo de espanhol, etc.)

k. Enviar manifestos, abaixo-assinados, propaganda política, ofertas, etc. que não tenham utilidade para a maioria dos membros.

V. Da reintegração ao grupo

A reintegração se fará:

1) Imediatamente quando o membro banido fornecer à administração data de sua contribuição no mês anterior.

2) Após 90 dias quando infringiu regras do grupo, exceto § único.

3) Após retratação ou correção de infecção do computador nos motivos mencionados no § único do capítulo IV.

Os casos omissos serão analisados pela administração do grupo.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

Grupo Intextos

O grupo Interpretación de Textos Español cresceu e fez-se necessário desvincular o blog dos outros blogs de interpretação. O antigo blog só gerenciará o grupo de interpretação de português.

Se você visitar a página do grupo já encontrará o endereço web modificado.

Aqui você encontrará as regras, mudanças, projetos, tutoriais e orientações para os membros do grupo. Caso você tenha amigos que queiram participar do grupo, passe primeiro o endereço deste blog, dessa forma eles poderão entender como o grupo funciona, suas regras e forma de participação antes de solicitarem sua inscrição.

No mês de janeiro o grupo Intespanhol estará de recesso e vou aproveitar esse intervalo para atualizar o blog, colocando aqui tudo o que possam precisar para conseguir a maior ajuda possível do grupo, compartilhando suas atividades dentro do padrão.

Boas Festas e até breve!

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...