terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A contribuição mensal

grupoA contribuição mensal é o seu seguro de permanência no grupo. Caso você não a envie de 1 ao último dia de cada mês, provavelmente será banido na primeira semana do mês seguinte e só poderá solicitar nova inscrição após 90 dias.

Esse não é o único motivo para exclusão de membros, mas com certeza é o mais importante porque se os membros não enviarem contribuições o grupo não funciona.

A ideia é você enviar uma contribuição mensal e como no grupo temos 112 membros no momento (número que tende a aumentar no ínício do ano), deve receber 111 contribuições dos outros membros.

Matematicamente é isso, mas infelizmente não ocorre na prática. Temos membros que enviam até 10 (ou mais) contribuições por mês, mas existem outros que mesmo depois de receberem mais de uma centena de recursos para usarem com seus alunos, em vez de sentirem-se gratos e retribuírem da forma como foi combinado (enviando pelo menos uma também), fingem-se de mortos, não enviam nada e depois ainda reclamam quando são banidos.

Depois de um mês no grupo (que é o prazo para começar a contribuir, os membros só são obrigados a isso no mês seguinte à sua admissão no grupo), recebendo as contribuições dos outros membros acho (ou pelo menos achava) que dá para qualquer mortal entender o que está se passando.

Mês passado recebi um email indignado de um membro banido, dizendo que não sabia que tinha que enviar contribuição, que não sabia das regras e que eu deveria avisar sobre as regras aos grupos.

Nem me dei ao trabalho de responder tal disparate por vários motivos, que vou discriminar aqui:

a) Antes de banir os membros enviei um aviso de que o prazo para o envio da contribuição obrigatória estava termiando. Nem precisava ter feito isso, as minhas razões seguintes irão justificar essa minha opinião.

b) Mantenho blogs (cujo link está na página inicial de cada grupo, e também no rodapé de todas as mensagens que envio aos grupos) com todas as regras, basta acessar e ler.

c) Se eu estou num grupo e vejo as outras centenas de membros fazendo uma coisa (enviando contribuições) por que eu acharia que sou tão especial que não tenho que fazer o mesmo?

Não enviamos as contribuições por bondade ou por simpatia. Mandamos porque estamos compartilhando. Mas é uma rua de mão dupla. Eu compartilho, tu compartilhas, nós compartilhamos. Quem está no grupo mas só conjuga “eles compartilham” não entende o que é um grupo. A alma do grupo, o espírito de grupo, a dinâmica de um grupo, é participar e compartilhar. Não é o que dizemos aos nossos alunos?

Quando dividimos a classe em grupos, o que dizemos aos alunos que não participam e se escoram nos outros? Então vamos todos para a frente do espelho e vamos repetir esse sermão para nós mesmos. Como queremos que os alunos aprendam uma coisa que não colocamos em prática?

Desculpem, todos não. Não são todos os que precisam ouvir o próprio discurso. Felizmente para todos nós a maioria entende o que é um grupo e faz dele o que é hoje: uma fonte preciosa de recursos para tantos professores.

O que precisa acontecer é que todos aprendam a compartilhar e participar. Enquanto isso não acontecer eu preciso continuar com minha tarefa chata e mal-vista de banir os que não sabem ou não querem conviver com os outros, não cumprem regras nem respeitam prazos.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...